
É posível mudar as pessoas?
Se é possível mudar as pessoas, digo que este é um dos maiores dilemas dentro da gestão de pessoas, principalmente se acreditarmos que estímulos e exemplos é o máximo que podemos oferecer para o outro se permitir mudar se assim tiver o interesse.
Exatamente, penso que não podemos mudar as pessoas, uma vez que, esta decisão e ação caberá a cada indivíduo, pois a chave que permite tal atitude está dentro de cada um e a porta está trancada por dentro.
Penso que caberá ao gestor gerenciar acordos entre empresa e colaborador, tal como monitorar a evolução deste acordo e os recursos que devem ser empregados e, claro, reforço a importância de oferecer estímulos como motivação, orientação e lucidez do que se deseja, tal como exemplo de conduta e ética, uma vez que, este comportamento só pode ser requerido se aplicado no menor detalhe.
Comunicação é um dos maiores segredos quando se tem a intenção de monitorar e acompanhar a evolução de um acordo, logo reuniões periódicas e breve é uma ferramenta poderosa se alinhada com foco no resultado e quais os caminhos possíveis a serem adotados para chegarem de forma mais eficaz a ele, tal como sempre sanando dúvidas e imprevistos que surgirão no caminho.
Quando a empresa não se tem essa cultura fica mais difícil a implantação de tal comportamento, mas não impossível e se alinhado a consultoria externa pode agilizar a adaptação de um novo conceito nos moldes que a empresa possa necessitar, porque cada uma é única e tem suas próprias necessidades.
E você, acredita que é possível mudar as pessoas?